O PROJETO Aprova Saúde é um simulado organizado pela Secretaria de Educação através da Coordenação Pedagógica para habilitar, avaliar e subsidiar os conhecimentos desenvolvidos pelos discentes, simulando situações de exames como A Provinha Brasil, O ANA e outras avaliações internas e externas, visando estimular o estudo constante e avaliar os processos de ensino e aprendizagem escolar. Pretende-se também fazer uma diagnose dos alunos novatos da escola e dos veteranos a fim de definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município. Tem-se como referências as Propostas Curriculares das Escolas, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
O projeto APROVA SAÚDE é uma forma de avaliar e diagnosticar a qualidade de ensino e os conhecimentos dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Este projeto nasceu da necessidade de incentivar os alunos da rede municipal de ensino a desenvolver o hábito para o estudo, preparando-os para as avaliações internas e externas, melhorando o desempenho dos mesmos nestas, buscando melhorias para a qualidade da educação básica, no município de Saúde, despertando assim, nos estudantes a responsabilidade, o comprometimento e a autonomia em prosseguir nos estudos posteriores.
Os testes serão aplicados com todos os alunos , a partir dos anos inicias até os anos finais do Ensino Fundamental.
PÚBLICO ALVO
Alunos e Alunas regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Saúde , regularmente matriculados no Ensino Fundamental I e II.
OBJETIVO GERAL: Diagnosticar e acompanhar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar nível de aprendizagem dos alunos
• Estimular o estudo e contribuir para o aprendizado dos estudantes ampliando o conhecimento sistematizado.
• Familiarizar o estudante com relação ao método (simulado), bem como com o preenchimento do gabarito.
• Avaliar os processos de ensino e aprendizagem escolar.
• Auxiliar no desenvolvimento de ações Pedagógicas
METODOLOGIA:
A coordenação Pedagógica elaborará as avaliações tendo como base as matrizes da Prova Brasil e a Proposta Pedagógica das Escolas. As provas terão dez questões dos componentes curriculares Língua Portuguesa , Matemática e redação com tema abordando questões atuais. O resultado será utilizado para diagnosticar e avaliar os conhecimentos e o aprendizado dos estudantes e traçar metas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os melhores alunos de cada ano serão premiados.
Aula inaugural: Os professores, coordenadores conversarão com os alunos explicando os objetivos do projeto e incentivando-os a participarem do mesmo.
Durante todas as unidades didáticas ,os alunos serão incentivados através de conversas, palestras, estudos ,roda de conversa sobre a importância de despertar o habito de estudo, de aprender a aprender.
No início do ano letivo acontecerá o provão (simulado) a fim de diagnosticar o nível de aprendizagem (desempenho) dos alunos matriculados na Escola que aderir ao projeto.
Ao final da III Unidade didática os alunos serão submetidos a um provão com conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática ,Redação
• Constará de 10 questões de cada disciplina contabilizando um total de 20 e uma redação abordando um tema atual. Quanto ao gênero textual será de livre escolha do aluno.
• Será formatado com questões de múltipla escolha;
• Será realizado as sextas-feiras, com duração de um turno, na data estipulada, meados da 3ª Unidade letiva.
• A Secretaria de Educação e as escolas montarão Equipes de Trabalho para fins de gestão do Banco de Dados, análise, seleção e formatação de questões, xerox e montagem das provas e dos gabaritos correspondentes.
• As Equipes de Trabalho serão compostas por agentes da Gestão escolar, da Secretaria e de Docentes de todas as Áreas de Conhecimento.
Inicio do ano letivo:
.
AVALIAÇÃO Os estudantes serão avaliados pela participação e resultado obtido no simulado.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Coordenação pedagógica

Nenhum comentário:
Postar um comentário